top of page

70 largadas: Raphael Reis alcança nova marca histórica no TCR South America

  • Writer: Redação / Fonte: Assessoria
    Redação / Fonte: Assessoria
  • 4 days ago
  • 5 min read

Brasiliense é único piloto a ter feito todas as corridas na história da categoria sul-americana


Raphael Reis em Buenos Aires / Foto: Robson Ribeiro
Raphael Reis em Buenos Aires / Foto: Robson Ribeiro

O fim de semana (10 e 11 de maio) representa para o TCR South America Banco BRB a realização da terceira etapa da temporada 2025. O moderno Circuito San Juan Villicum, na Argentina, será o palco da 70ª prova da história da categoria sul-americana promovida pela Vicar, marco que será alcançado na Corrida 1 da etapa, a partir de 9h10 deste domingo. Quem também completará 70 largadas na competição continental é Raphael Reis, único a ter feito todas as provas, de 2021 até hoje, no TCR South America Banco BRB.


Brasiliense de 32 anos, campeão da Stock Light e com experiência também na BRB Stock Car Pro Series, Raphael Reis iniciou sua jornada na categoria em junho de 2021, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Naquele momento, ainda sem público e com muitas restrições em razão da pandemia de Covid-19, o piloto começou a escrever uma página que mudaria os rumos da sua carreira.


“Corro desde criança, já participei de diversos campeonatos e categorias, mas assim que tive a oportunidade de correr com o TCR eu me apaixonei. É um formato que me identifico muito, está presente em vários lugares do mundo, além de permitir a chance de correr um campeonato sul-americano”, disse ‘Raphinha’.

“Lá no começo pareceu um sonho e mesmo agora, depois de quase 70 corridas, segue sendo um sonho. Estou muito feliz aqui e não me vejo correndo em outro campeonato, ao menos não em curto espaço de tempo. Estamos evoluindo muito, o nível está cada vez mais alto, temos grandes pilotos, então só posso ficar feliz com o que estamos vivendo”, declarou.

Raphael Reis persegue o sonho do título do TCR South America Banco BRB, mas ao longo de mais de quatro temporadas pavimentou caminho respeitável: o piloto já conquistou sete vitórias, seis poles, 20 pódios e dez voltas mais rápidas em 69 provas disputadas, além de ter o feito de ter sido top-3 nos quatro campeonatos que já disputou.


“Posso te dizer que vivi muitos momentos marcantes aqui. Infelizmente, ainda não consegui me consagrar como campeão, mas estou sempre na disputa. Faltou um pouquinho para chegar lá, mas toda corrida é bastante marcante para mim pelo fato de ter mais uma chance de fazer aquilo que amo, acelerar em pistas maravilhosas, como aqui em San Juan Villicum. É muito prazeroso andar em outras pistas, sair do que estamos acostumados no Brasil e desbravar novas fronteiras na Argentina e no Uruguai, em pistas ora mais estruturadas, ora mais divertidas, mas sempre desafiando o piloto a ir além. Estar nessas situações, que nos tiram um pouco dessa zona de conforto, é muito legal”, destacou.


A grande família


Além da sua longevidade como piloto do TCR South America Banco BRB, Raphael Reis tem outra característica que marca sua trajetória na categoria. Desde 2021, o piloto sempre representou o mesmo time, a W2 ProGP. Equipe baseada no Rio de Janeiro e comandada por Duda Pamplona e Serafin Jr., a W2 é conhecida nacionalmente por sua atuação na Stock Light, tendo conquistado diversos títulos recentes. Um deles foi com o próprio ‘Raphinha’, em 2018.


Reis enfatiza a importância de correr ao lado de uma equipe bem estruturada e de grande harmonia nos boxes para conseguir alcançar seus objetivos na pista.


“Estamos na nossa quinta temporada juntos, mas já estivemos mais de quatro anos na Stock Light, então posso dizer que já vamos para dez anos juntos. Me sinto muito bem, o ambiente de trabalho dentro da equipe é muito importante. É muito mais que uma equipe: me sinto em casa, é realmente como uma grande família”, disse.

“Sou muito feliz com o trabalho que a W2 sempre me entregou e eu também em relação a eles. O resultado é uma consequência de estar ao lado de boas pessoas, que realizam um grande trabalho. Feliz demais por estar onde estou”, ressaltou.





Raphael Reis / Foto: Rafael Gagliano - TCR South America BRB
Raphael Reis / Foto: Rafael Gagliano - TCR South America BRB

De olho no superprêmio


Um dos grandes atrativos para a temporada 2025 do TCR South America Banco BRB é a premiação inédita concedida pela Vicar ao futuro campeão e a maior da história do conceito TCR em todo o mundo: o novo dono do título da competição continental receber o total equivalente a R$ 2,5 milhões em equipamentos e insumos, além de uma bolsa mensal de R$ 50 mil para disputar a BRB Stock Car Pro Series em 2026.


Com experiência de ter sido campeão da Stock Light e ter subido para o grid da BRB Stock Car, Raphael Reis entende que o superprêmio é outro impulso para ir além e buscar seu primeiro título do TCR South America Banco BRB.


“A premiação me deixa ainda mais animado e motivado. Já tive essa oportunidade quando fui campeão da Stock Light, então sei tudo o que isso pode trazer de bom para os próximos anos da carreira e dar uma alavancada. A Stock Car Pro nesta temporada passa por uma mudança muito grande, com carros bem mais rápidos e tecnológicos. Fiquei bem animado ao ver a estreia dos SUVs. O foco de agora é aqui no TCR South America para buscar esse título e aí buscar novamente dar esse passo rumo à Stock Car”, salientou.

Sexto lugar na tabela de pontos depois de duas etapas na temporada 2025 a bordo do Cupra Leon VZ #77, o brasiliense faz ainda uma análise da sua jornada até agora e projeta evolução ao longo de um calendário que ainda traz pela frente mais 16 corridas.


“O começo do campeonato não é exatamente o que a gente queria. Em Rosário, infelizmente estávamos em segundo quando tivemos uma quebra. Oberá não foi o nosso fim de semana. As coisas não se encaixaram, mas ainda assim fomos o terceiro caro que mais pontuou. É um começo de temporada diferente dos últimos anos, quando iniciamos muito fortes, mas perdíamos terreno na reta final. O campeonato é longo, temos ainda muitas etapas pela frente e tudo pode acontecer. Nossa performance está lá, falta encaixar uma coisa ou outra aqui e ali”, comentou.

“Que possamos começar esta nova fase a partir deste fim de semana para, se Deus quiser, conseguir realmente disputar o título”, concluiu Raphael Reis.

Raphael Reis


Idade: 32 anos (07/04/1993)

Naturalidade: Brasília (DF)


Trajetória: campeão da Stock Light em 2018 e vice em 2020 com a W2 Racing ProGP; na BRB Stock Car Pro Series, fez 13 corridas ao todo entre as temporadas 2019 e 2022. Único piloto a ter feito todas as corridas do TCR South America Banco BRB, tendo finalizado no top-3 em todas as quatro temporadas. Medalhista de prata no FIA Motorsport Games de 2024 em Valência, além de ter feito oito provas do FIA TCR World Tour


Carreira no TCR South America Banco BRB


Corridas: 69

Vitórias: 7

Poles: 6

Pódios: 20

Voltas mais rápidas: 10


Terceiro colocado nas temporadas 2021, 2022, 2023 e 2024


Carro atual: Cupra Leon VZ

Número: #77

Equipe: W2 ProGP

Sede: Rio de Janeiro (RJ)

Chefes: Duda Pamplona e Serafin Jr.


Programação do TCR South America em San Juan Villicum


Sábado, 10 de maio

09h00 – Shakedown

09h15 – Treino Livre Copa Trophy

10h00 – Treino Livre 1

13h25 – Treino Livre 2

16h05 – Classificação


Domingo, 11 de maio

09h10 – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)

10h45 – Visitação aos boxes

12h40 – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)



Comments


Commenting on this post isn't available anymore. Contact the site owner for more info.
bottom of page