Bi-Campeão! Norbert Michelisz vence a TCR World Tour 2024
- Robson Ribeiro
- Nov 18, 2024
- 5 min read
Cyan Racing, equipe do vice-campeão Thed Björk, ficou com o título por equipes mais uma vez

Sobrou emoção na última etapa da TCR World Tour 2024, realizada no último final de semana, entre os dias 16 e 17 de novembro, em Macau. A Cyan Racing conquistou o título por equipes na corrida um, com a vitória de Thed Björk e o quarto lugar de Yann Ehrlacher. Norbert Michelisz confirmou o título entre os pilotos apenas na corrida dois, a derradeira da temporada, ao terminar à frente de Björk - quinto e oitavo lugares, respectivamente.
Este é o terceiro título mundial de Norbert Michelisz, que venceu a TCR World Tour pelo segundo ano consecutivo. A primeira conquista do piloto foi em 2019, quando o campeonato ainda se chamava WTCR e Norbert corria pela Cyan Racing, equipe que conquistou seu décimo título em 2024.
A luta pela Pole Position
Do primeiro ao quarto colocado na tabela, todos chegaram a Macau com boas chances de título, o que aumentou a importância de se conquistar os 15 pontos da Pole Position, e largar na frente na corrida um. O classificatório começou com chuva leve, mas a alta temperatura do asfalto secou a pista rapidamente. Os carros da Cyan Racing marcaram os três melhores tempos com Ma, Thed e Yann.
Marco Butti quase tirou a Pole dos Lynk&Co durante o Q2, mas sofreu um acidente e teve seu Honda bastante avariado. Thed Björk cravou a melhor volta com o tempo de 2:29.816 e conquistou sua primeira pole position na temporada, o que lhe garantiu o segundo lugar na tabela, a apenas 10 pontos do líder Norbert Michelisz que fez o quarto melhor tempo.
"Foi uma classificação incrível. Estávamos no limite e fiz o que precisava para tentar estar na disputa pelo campeonato. Mas foi uma sessão realmente difícil com o Yann (Ehrlacher). Além disso, nem estávamos nela no início... em um certo momento, todos estávamos fora do Q2. Nunca lutei tão intensamente com o Mikel (Azcona) antes. Estava tudo muito apertado e, obviamente, o Yann me ajudou. Ele me deu o vácuo e eu realmente aprecio ele ter me dado essa vantagem. Yann também estava no limite, quase tocando as paredes. Foi fantástico trabalhar juntos. Um dos meus principais objetivos era a pole position aqui em Macau!" disse Björk.

Vitória de ponta a ponta
Thed Björk liderou a corrida um de ponta a ponta e fez o que precisava para seguir vivo na disputa do campeonato. Yann Ehrlacher, companheiro de Björk na Cyan Racing, no entanto, não teve o desempenho esperado e perdeu a terceira posição para Norbert Michelisz na largada.
Após incidente em que nove carros abandonaram a corrida, Norbert trocou de posição com seu companheiro de equipe Mikel Azcona na relargada e chegou em segundo.
A diferença entre Norbert Michelisz e Thed Björk, primeiro e segundo colocados na tabela, caiu para apenas cinco pontos e levou a decisão do campeonato de pilotos para a corrida dois, a última da temporada. A vitória de Björk e o quarto lugar de Ehrlacher garantiu à Cyan Racing o título mundial entre as equipes, o décimo conquistado em oito anos.
"Sinto-me muito bem por estar aqui, então um grande obrigado aos meus concorrentes e parabéns também. Com o que Mikel (Azcona) fez ontem, consegui vencê-lo por apenas dois centésimos, e ele tem mais quilos no carro, então acho que esse foi o ponto decisivo hoje; que eu poderia começar logo à frente dele. Grande respeito também ao Mikel porque ele é um bom lutador, mas ele me deu o respeito hoje, então estou feliz com onde estou e por vencer. Mas como Norbie (Michelisz) disse, amanhã é um novo dia, e ele está liderando a classificação e eu estou começando lá em P10. Mas é bom ter uma vitória em Macau. Sei que ainda não acabou, mas estou muito feliz." disse Björk.

Norbert Michelisz também ficou satisfeito com seu desempenho na corrida.
"Preciso começar com duas coisas. Primeiramente, muito obrigado ao meu companheiro de equipe Mikel e também parabéns ao Thed. Meu início foi bom, e consegui ultrapassar o Yann imediatamente; e isso foi muito importante. Porque estar atrás do Mikel possibilitou aplicar uma das estratégias que havíamos combinado para diferentes cenários. Eu esperava que ele alcançasse o Thed... mas no final marcamos pontos muito bons para o campeonato de pilotos. Aqui em Macau nunca é fácil. Você pode fazer tudo certo e ainda assim ter azar, então não acho que seja hora de pensar nos pontos do campeonato. Acho que preciso me manter focado, e também precisamos melhorar um pouco o carro porque hoje eu estava pressionando, mas senti que o Thed tinha vantagem sobre mim."
Fredrik Wahlén, Gerente de Equipe e CEO da Cyan Racing, falou sobre a conquista de mais um campeonato:
"Mais uma vez provamos que somos a melhor equipe de carros de turismo do mundo. Estamos realmente felizes por termos garantido nosso oitavo título mundial junto com a Lynk & Co e nosso décimo título mundial geral da Cyan Racing em apenas oito anos. Todos na equipe podem estar realmente orgulhosos dessa conquista."
A TCR World Tour 2024 teve emoção até o fim
A última corrida da temporada ganhou dramaticidade quando precisou ser adiada por duas horas devido à chuva forte que caiu em Macau no último domingo (17/11). A largada foi dada com Safety Car, que ficou na pista por três voltas, até que as condições fossem consideradas seguras pela direção de prova. Quando a chuva parou de cair, os pilotos da GOAT Racing apostaram nos pneus Slick e dominaram o pódio.
Fazendo uma corrida conservadora e contando com a ajuda de seus companheiros de equipe, Norbert Michelisz chegou em quinto lugar, três posições à frente de Thed Björk, e conquistou o bi-campeonato da TCR World Tour.

"Que dia lindo foi hoje. Primeiramente, estar nesta posição junto com Dušan (Borković) é muito especial. Nós nos conhecemos há muito tempo. Sei o quão difícil é vir de um país onde o automobilismo não é popular, então isso é realmente incrível. Preciso agradecer imensamente à minha equipe e aos meus companheiros Mikel e Néstor. Acho que esta foi uma temporada em que, desde o primeiro momento, não cometemos erros. Marquei pontos em todas as corridas, e a equipe trabalhou perfeitamente em todos os eventos. Sei que desde meus primeiros anos nas corridas, se você tem uma equipe eficiente, você tem uma boa chance de lutar pelo campeonato, então sou incrivelmente grato porque sem eles eu não estaria aqui hoje." disse Norbert.
Veja os resultados do final de semana em Macau
Classificatório
2:29.816 – Thed Björk (Lynk & Co Cyan Racing, Lynk & Co 03 FL)
2:29.839 – Mikel Azcona (BRC Hyundai Squadra Corse, Hyundai Elantra N)
2:29.934 – Yann Ehrlacher (Lynk & Co Cyan Racing, Lynk & Co 03 FL)
Corrida Um
Thed Björk (Lynk & Co Cyan Racing, Lynk & Co 03 FL), 11 laps
Norbert Michelisz (BRC Hyundai Squadra Corse, Hyundai Elantra N), 1.874
Mikel Azcona (BRC Hyundai Squadra Corse, Hyundai Elantra N), 2.529
Corrida dois
Dušan Borković (GOAT Racing, Honda Civic Type R FL5), 12 laps
Esteban Guerrieri (GOAT Racing, Honda Civic Type R FL5), 3.568
Marco Butti (GOAT Racing, Honda Civic Type R FL5), 4.108
Campeonato
N. Michelisz, 323 pts;
2. T. Björk, 312;
3. M. Azcona, 295
Comments