Chuva, batida e muita emoção na Império Endurance Brasil
- Robson Ribeiro
- Oct 19, 2024
- 2 min read
Updated: Oct 21, 2024
Teve de tudo no final de semana da Império Endurance Brasil: chuva, batida e campeão antecipado!

A sétima etapa da Império Endurance Brasil, no circuito Velocitta em Mogi-Guaçu-SP, se encerrou neste sábado (19/10) com bastante emoção. A corrida, que deveria ter a duração de três horas mais uma volta, foi encerrada com 75% de duração devido à forte chuva que caiu a partir da metade da prova.
Classe P1
Vicente Orige e Sarin Carlesso, do protótipo AJR #444, venceram a terceira prova consecutiva em 2024. Xandinho Negrão e Marcos Gomes, pilotos da Ligier #9, ficaram em segundo e seguem firmes na ponta do campeonato na classe P1 e na classificação geral.
“Agradecer à equipe maravilhosa que eu tenho, aos pilotos… é um ano difícil, mas a gente fez um trabalho excelente”, disse, emocionado, o chefe da equipe JLM Racing e criador do protótipo AJR, Juliano Moro.
Classe GT3
Ricardo Baptista e Rafael Suzuki (que também corre pela Stock Car e pela TCR) largaram na pole e lideraram a prova de ponta a ponta. A dupla está muito próxima de conquistar o título: apenas uma vitória de Marcel Visconde, Ricardo Maurício e Marçal Müller tira o troféu dos pilotos da Mercedes AMG GT3/Team RC.
“A gente acabou largado com um pneu usado, tivemos dificuldades com o ritmo, mas conseguimos manter a liderança. Ficamos na dúvida entre pneu de chuva e pneu slick no final, mas saímos com o pneu de chuva e foi a decisão certa”, disse Baptista.
“Hoje, o mérito é todo do Ricardo. Eu nem andei com bandeira verde. O Ricardo foi muito bem nos dois stints, manteve a diferença para os nossos principais adversários e ainda andou de slick na chuva. Ainda falta uma etapa e vamos tentar brigar pelo caneco”, falou Suzuki.

Classe GT4
Jacques Quartiero e Alan Hellmeister sagraram-se campeões da GT4 com uma etapa de antecedência. Curiosamente, foi a primeira prova que a dupla não venceu em 2024, perdendo a liderança ao entrar nos boxes quando a chuva começou. A MC Tubarão manteve seu Audi na pista até a entrada do Safety Car e desta forma conquistou a primeira vitória na temporada.
“Toda vitória é emocionante. É como se fosse a primeira, foi muito estratégica. Usamos muito bem a troca de pneus, corroborando o trabalho que fizemos em todas as etapas. No ano que vem, vamos brigar pelo campeonato”, vibrou Gorayeb.
“Entramos no meio do campeonato e essa vitória estava batendo na trave. A competência foi da equipe toda, o parceiro é excelente e vamos comemorar muito”, continuou Ramasauskas.

Troféu Legends
Victor Foresti abandonou a prova em incidente ocorrido durante a largada e não conseguiu confirmar o título. O brasiliense, no entanto, precisa apenas pontuar na última prova, em Goiânia, para confirmar o título. A vitória ficou com o Sigma da FTR Motorsport, pilotado por Emílio Padron e Henrique Assunção.
A oitava e última etapa da Império Endurance Brasil em 2024 acontece no dia 30 de novembro, no Autódromo de Goiânia.
Comments