Oliver Rowland vence etapa da Fórmula E na Cidade do México
- Robson Ribeiro
- Jan 12
- 2 min read
Estratégia ousada no uso do modo ataque e "ajuda" do Safety Car marcam a vitória da Nissan sobre a Porsche

Oliver Rowland venceu o EP da Cidade do México de maneira dramática no último sábado (11/01). A dobradinha da Porsche parecia inevitável, quando o Safety Car entrou na pista e mudou a história da corrida. Com uma estratégia ousada no uso do modo ataque, que dá aos carros uma potência extra por tempo limitado, o piloto da Nissan assumiu a ponta a cinco voltas do fim e não perdeu mais.
Depois de cravar a Pole Position, Pascal Wehrlein fez boa largada e manteve a liderança da prova, seguido por seu companheiro de equipe, António Félix Da Costa. Ao final da primeira volta Oliver Rowland já era o terceiro colocado.
A sete voltas do fim, quando Da Costa estava em primeiro e Wehrlein em segundo, o Safety Car entrou na pista, devido a um incidente entre os carros de Beckmann e Lucas Di Grassi. Quando a corrida foi recomeçada, Oliver Rowland - que, diferentemente dos rivais, ainda não tinha esgotado seu modo ataque - usou a potência extra para tomar a liderança da prova. Estratégia ousada, mas que valeu a pena.
Oliver Rowland em primeiro, António Félix Da Costa em segundo e Pascal Wehrlein em terceiro formaram o pódio do EP da Cidade do México. Jake Dennis, Jean-Éric Vergne, Max Gunther, Stoffel Vandoorne, Nyck De Vries, Nico Müller e Taylor Barnard fecharam o TOP 10.

Lucas Di Grassi sofre punição
O brasileiro Lucas Di Grassi terminou a corrida na décima sexta posição, mas sofreu uma punição por não cumprir os requisitos do modo ataque. O piloto da LOLA YAMAHA acionou o sistema apenas uma vez, e não utilizou os oito minutos previstos. Com a sanção aplicada, Di Grassi caiu para a vigésima posição.
Além dos problemas relacionados ao modo ataque, os comissários anunciaram uma outra sanção ao brasileiro, a ser cumprida na próxima etapa. Lucas Di Grassi será punido em 20 posições por mexer no trem de força de seu carro após o fim da classificação.
A Fórmula E nos dias 14 e 15 de fevereiro, com a rodada dupla do ePrix de Jeddah, etapa em que acontece a estreia do Pit Boost, a recarga rápida dos carros.
Veja o resultado final da Fórmula E no México
1 | O. ROWLAND | Nissa, | 36 voltas |
2 | A. DA COSTA | Porsche | +0.400 |
3 | P. WEHRLEIN | Porsche | +1.855 |
4 | J. DENNIS | Andretti | +2.000 |
5 | J. VERGNE | DS Penske | +2.965 |
6 | M. GÜNTHER | DS Penske | +3.507 |
7 | S. VANDOORNE | Maserati | +4.491 |
8 | N. DE VRIES | Mahindra | +5.164 |
9 | N. MÜLLER | Andretti | +6.070 |
10 | J. HUGHES | Maserati | +8.564 |
11 | R. FRIJNS | Envision | +9.305 |
12 | N. CASSIDY | Jaguar | +10.821 |
13 | N. NATO | Nissan | +11.073 |
14 | T. BARNARD | McLaren | +12.234 |
15 | Z. MALONEY | Lola Yamaha ABT | +15.277 |
16 | D. TICKUM | Cupra Kiro | +15.693 |
17 | S. BUEMI | Envision | +19.806 |
18 | S. BIRD | McLaren | +21.329 |
19 | E. MORTARA | Mahindra | +24.044 |
20 | L. DI GRASSI | Lola Yamaha ABT | +39.841 |
21 | M. EVANS | Jaguar | Não completou |
22 | D. BECKMANN | Cupra Kiro | Não completou |
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