STJD confirma título de Gabriel Casagrande na Stock Car
- Robson Ribeiro
- Jan 21
- 2 min read
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva negou o recurso de TMG e Crown Racing e manteve a punição às equipes no caso dos pneus adulterados

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) negou, nesta terça-feira (21/01), o recurso das equipes TMG Racing e Crown Racing, que tentavam reverter a punição sofrida na etapa de Velopark-RS do ano passado, devido à adulteração dos pneus de chuva. A decisão é definitiva e mantém o título conquistado por Gabriel Casagrande na Super Final, disputada no Autódromo de Interlagos, no dia 15 de dezembro de 2024.
"Minha relação com os pilotos não muda por conta da polêmica [dos pneus]. Eu estou lutando pelo meu de forma limpa, vou dormir de consciência tranquila" disse Gabriel Casagrande, após a conquista do título em Interlagos, ao site Motorsport.
Mesmo com a punição, a TMG Racing conquistou o campeonato de equipes da temporada passada. O ex-piloto da Fórmula 1 e da Fórmula E, Felipe Massa, ficou com o vice-campeonato, 41 pontos atrás do campeão Gabriel Casagrande. Dudu Barrichello, filho do também ex-piloto da Fórmula 1, Rubens Barrichello, fechou o top 3 da temporada de 2024.

Entenda a punição à equipe de Felipe Massa
Os pneus de chuva utilizados pelas equipes TMG Racing e Crown Racing na classificação, em Velopark-RS, foram confiscados pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e enviados para a sede da Hankook, a fornecedora oficial da Stock Car, na Coreia do Sul, para análise laboratorial. A intenção era descobrir se os carros de Felipe Massa, Rafael Suzuki, Enzo Elias e Felipe Baptista haviam sido modificados.
O laudo confirmou que os pneus apresentavam menor dureza e alterações na viscoelasticidade, em média 39,7% abaixo do valor referencial. De posse do documento, a CBA desclassificou os carros das duas equipes.
Veja o calendário completo da Stock Car e da Stock Light
Stock Car Pro Series, temporada 2025*
1ª etapa: 4 de maio, Interlagos (SP)
2ª etapa: 25 de maio, Cascavel (PR)
3ª etapa: 8 de junho, Velopark (RS)
4ª etapa: 29 de junho, Velocitta (SP)
5ª etapa: 20 de julho, Velocitta (SP)
6ª etapa: 17 de agosto, Belo Horizonte (MG)
7ª etapa: 7 de setembro, Cascavel (PR) – ou alternativa**
8ª etapa: 5 de outubro, Velocitta (SP)
9ª etapa: 26 de outubro, Rio Grande do Sul – ou alternativa**
10ª etapa: 16 de novembro, Goiânia (GO)
11ª etapa: 30 de novembro, Brasília (DF) – ou alternativa**
12ª etapa: 14 de dezembro, Interlagos (SP)
*sujeito a alterações
Stock Light, temporada 2025*
1ª etapa: 23 de março, Cascavel (PR)
2ª etapa: 4 de maio, Interlagos (SP)
3ª etapa: 8 de junho, Velopark (RS)
4ª etapa: 7 de setembro, Cascavel (PR) – ou alternativa**
5ª etapa: 5 de outubro, Velocitta (SP)
6ª etapa: 30 de novembro, Brasília (DF) – ou alternativa**
*sujeito a alterações
Comentários