Exclusivo: Fabio Casagrande fala sobre a etapa deste final de semana da TCR South America
- Robson Ribeiro
- Nov 7, 2024
- 3 min read
Atual Bi-campeão, Fabio lidera a Copa Trophy mas apenas dez pontos o separa de seu rival direto - e companheiro de equipe - Enrique Maglione.

A penúltima etapa da TCR South America acontece neste final de semana, entre os dias 9 e 10 de novembro, em Termas de Río Hondo, na Argentina, e tem ares de decisão. O atual bi-campeão Fabio Casagrande lidera a Copa Trophy, mas apenas 10 pontos o separa de Entique Maglione, seu concorrente direto ao título - e também companheiro de equipe.
Os dois pilotos da Squadra Martino dividiram o pódio da segunda prova na última etapa, em Buenos Aires, que teve o uruguaio em primeiro e o brasileiro em segundo. Fabio Casagrande comentou sua expectativa para este final de semana e como enxerga a disputa com seu companheiro de equipe pelo tricampeonato.
Boas lembranças em 2022
No ano de 2022, Fabio Casagrande venceu a Copa Trophy pela primeira vez, conquista que passa pela vitória em Termas de Río Hondo. Naquela ocasião, Fabio ficou em primeiro não só na Trophy, mas também no geral.
"É uma pista fantástica! Para mim, está entre as duas ou três melhores da Argentina com certeza, é muito gostoso correr lá. Em 2022 eu venci [em Termas] na geral, em dupla com Esteban Guerrieri, e consequentemente venci na Trophy também. Foi o ano do meu primeiro campeonato."

Problemas em 2023
Apesar do bi-campeonato da Copa Trophy conquistado no ano passado, as lembranças da etapa de Termas de Río Hondo em 2023 não são as melhores. Correndo em duplas novamente, Fabio teve muitos problemas com o carro.
"O ano passado também foi uma corrida em duplas. Eu corri com o Franco Coscia, mas nós sofremos muito durante o final de semana com problemas de amortecedor. Esse ano, muito mais adaptado com o carro, espero que seja uma corrida boa."
Briga pelo título com o companheiro de equipe
Fabio liderava a Copa Trophy deste ano com folga, e tudo indicava que o tricampeonato viria sem sustos, mas a situação mudou à partir da etapa de Villicum San Juan, na Argentina, quando se acidentou nas duas provas. Na etapa seguinte, em Buenos Aires, mais problemas: novo choque, desta vez com Lionel Pernía, e mais problemas nos amortecedores.
"Em Villicum [...] eu estava liderando as duas provas e tive os acidentes. Na primeira prova bateram atrás de mim, e na segunda corrida eu fiquei sem freio. Na última etapa, em Buenos Aires, eu estava liderando na Trophy [...] e me choquei com o Lionel Pernía na primeira corrida. Na segunda prova, em função deste choque e do pouco tempo para conserto, eu corri com problema no amortecedor."
Pontos preciosos perdidos de um lado, pontos preciosos ganhos do outro. Enrique Maglione aproveitou a oportunidade, encostou na liderança e se tornou ameaça real ao tricampeonato de Fabio Casagrande nesta temporada.
"O Enrique é um cara que eu gosto muito, uma figura fantástica! Não existe nada combinado [sobre] não passar na primeira volta ou não forçar uma ultrapassagem. É claro que, quando você está dentro do mesmo box, você evita um pouco fazer isso para não criar um clima ruim, mas no final é competição. Se precisar forçar um pouco mais, tem que forçar. Faz parte do esporte"

Motivação e objetivos
Atual bi-campeão e líder da Copa Trophy em 2024, com chances reais de título, Fabio quer mais. Além do tricampeonato, seu objetivo é chegar novamente ao pódio do geral:
"A minha motivação não é só a Trophy, eu busco chegar na frente na geral também [...] Minha primeira meta do final de semana é estar entre os dez, e o ano todo eu fico tentando buscar um pódio [...] Eu já tive essa oportunidade duas vezes: eu fiz um terceiro lugar em Curitiba e venci em Termas [de Río Hondo], e é uma experiência fantástica eu, com 48 anos, brigar com a molecada."
Você pode acompanhar a etapa de Termas de Río Hondo pelo Youtube, no canal oficial da TCR South America e também nos canais Grande Prêmio, High Speed e Motorsport.
Veja a programação da TCR South America neste final de semana:
Sexta-feira, 8 de novembro:
14:40 a 15:40 – Track walk
15:50 – Briefing Pilotos
17:10 a 17:30 – Shakedown
Sábado 9 de novembro
8:20 a 8:50 – Treino Livre Trophy
10:20 a 10:50 – Treino Livre 1
13:05 a 13:35 – Treino Livre 2
15:05 a 15:25 – Classificação 1
15:35 a 15:45 – Classificação 2
Domingo 10 de novembro
9:45 – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
12:40 – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
Comments