Lando Norris vence a primeira etapa da Fórmula 1 em 2025
- Robson Ribeiro
- Mar 17
- 3 min read
Updated: Apr 2
Piloto da McLaren conquistou a vitória no GP da Austrália, marcado pela chuva e diversos abandonos.

Lando Norris venceu o GP da Austrália, etapa de abertura da temporada 2025 da Fórmula 1. O britânico sofreu bastante pressão do segundo colocado, Max Verstappen, mas conseguiu levar sua McLaren à vitória em corrida marcada pela chuva e diversos abandonos. Norris celebrou bastante o quinto triunfo da sua carreira na F1, principalmente por considerar que a equipe errou muito no ano passado em situações semelhantes, nos GPs do Canadá e da Inglaterra.
"Erramos muito no ano passado, então acho que aprendemos com nossos erros. Perdemos Silverstone e o Canadá em uma corrida como essa. Então, acho que aprendemos com nossos erros. Ainda é apenas uma de 24, mas lidando com a pressão, lidando com Max, lidando com Oscar atrás de mim, eu estava me esforçando o tempo todo. Foi uma corrida difícil e desafiadora, mas quero dizer que preciso agradecer muito à McLaren, porque eles me deram um carro incrível. Então, tenho que começar com eles" disse Norris.

A corrida
Marcada pela chuva e pela presença do Safety Car, a prova na Austrália foi bastante caótica. Isack Hadjar, o novato da Racing Bulls, perdeu o controle do carro e abandou logo na volta de apresentação. Ao todo, seis pilotos tiveram algum incidente e não terminaram a corrida: Isack Hadjar (Racing Bulls), Carlos Sainz Jr. (Williams), Jack Doohan (Alpine), Liam Lawson (Red Bull), Fernando Alonso (Aston Martin), e Gabriel Bortoleto (Sauber).
Lando Norris (McLaren) ficou em primeiro, seguido por Max Verstappen (Red Bull) em segundo e George Russel (Mercedes) em terceiro. A grande supresa foi o ótimo desempenho de Kimi Antonelli, o novato da Mercedes, que terminou a prova na quarta colocação. Kimi chegou a ser punido por unsafe release (saída perigosa dos boxes), mas sua equipe recorreu e reverteu a decisão junto à Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
O desempenho da Ferrari pode ser apontado como a grande decepção do GP da Austrália. Charles Leclerc chegou em oitavo, enquanto o heptacampeão Lewis Hamilton conseguiu apenas a décima posição entre os quatorze pilotos que terminaram a prova.

Estreia de Gabriel Bortoleto na Fórmula 1
Gabriel Bortoleto fez uma estreia promissora no GP da Austrália. Apesar de sofrer com erros da Sauber e problemas no carro durante a corrida, o brasileiro fazia uma prova bastante sólida até a volta 47 quando perdeu o controle do modelo C45 e atingiu o muro. Após a prova, Gabriel admitiu que forçou o carro "um pouco demais" ao tentar recuperar o tempo perdido com a punição por unsafe release.
"Eu tive alguns infortúnios ali, acho que com o pit [stop] também, no unsafe release [saída dos boxes onde quase bateu em Lawson], eu acabei levando uma penalidade, que nos colocou atrás também do safety car. Eu perdi muito tempo naquilo, porque eu não consegui recuperar a volta inteira quando ele me liberou, só tive uma volta para recuperar tudo" disse Gabriel, em entrevista a Mariana Becker.
"Eu quis recuperar o tempo perdido e para tentar até chegar um pouquinho mais perto, forcei um pouquinho demais, peguei a zebra, o carro rodou para dentro e eu acabei tocando na parede. Não danificou muito, mas não dava para continuar a corrida. Destruiu a asa da frente, mas faz parte" finalizou.

Próxima etapa da Fórmula 1
A próxima etapa da Fórmula 1 será o Grande Prêmio da China, no Circuito Internacional de Xangai, que acontece entre os dias 21/03 e 23/03, com transmissão da Band e do Bandsports. Veja a programação abaixo (horário de Brasília):
Sexta-feira, 21 de março:
Primeiro treino livre: 00h30 às 01h30
Qualificação Sprint: 04h30 às 05h14
Sábado, 22 de março:
Corrida Sprint: 00h00 às 01h00
Sessão de qualificação: 04h00 às 05h00
Domingo, 23 de março:
Grande Prêmio da China: largada às 04h00, com previsão de 56 voltas ou 120 minutos de prova.
Comentarios