top of page

Lando Norris vence a primeira etapa da Fórmula 1 em 2025

  • Writer: Robson Ribeiro
    Robson Ribeiro
  • Mar 17
  • 3 min read

Updated: Apr 2

Piloto da McLaren conquistou a vitória no GP da Austrália, marcado pela chuva e diversos abandonos.

Lando Norris vence o GP da Austrália / Foto: Divulgação McLaren
Lando Norris vence o GP da Austrália / Foto: Divulgação McLaren

Lando Norris venceu o GP da Austrália, etapa de abertura da temporada 2025 da Fórmula 1. O britânico sofreu bastante pressão do segundo colocado, Max Verstappen, mas conseguiu levar sua McLaren à vitória em corrida marcada pela chuva e diversos abandonos. Norris celebrou bastante o quinto triunfo da sua carreira na F1, principalmente por considerar que a equipe errou muito no ano passado em situações semelhantes, nos GPs do Canadá e da Inglaterra.


"Erramos muito no ano passado, então acho que aprendemos com nossos erros. Perdemos Silverstone e o Canadá em uma corrida como essa. Então, acho que aprendemos com nossos erros. Ainda é apenas uma de 24, mas lidando com a pressão, lidando com Max, lidando com Oscar atrás de mim, eu estava me esforçando o tempo todo. Foi uma corrida difícil e desafiadora, mas quero dizer que preciso agradecer muito à McLaren, porque eles me deram um carro incrível. Então, tenho que começar com eles" disse Norris.

McLaren em ação na Austrália / Foto: Divulgação McLaren
McLaren em ação na Austrália / Foto: Divulgação McLaren

A corrida


Marcada pela chuva e pela presença do Safety Car, a prova na Austrália foi bastante caótica. Isack Hadjar, o novato da Racing Bulls, perdeu o controle do carro e abandou logo na volta de apresentação. Ao todo, seis pilotos tiveram algum incidente e não terminaram a corrida: Isack Hadjar (Racing Bulls), Carlos Sainz Jr. (Williams), Jack Doohan (Alpine), Liam Lawson (Red Bull), Fernando Alonso (Aston Martin), e Gabriel Bortoleto (Sauber).


Lando Norris (McLaren) ficou em primeiro, seguido por Max Verstappen (Red Bull) em segundo e George Russel (Mercedes) em terceiro. A grande supresa foi o ótimo desempenho de Kimi Antonelli, o novato da Mercedes, que terminou a prova na quarta colocação. Kimi chegou a ser punido por unsafe release (saída perigosa dos boxes), mas sua equipe recorreu e reverteu a decisão junto à Federação Internacional de Automobilismo (FIA).


O desempenho da Ferrari pode ser apontado como a grande decepção do GP da Austrália. Charles Leclerc chegou em oitavo, enquanto o heptacampeão Lewis Hamilton conseguiu apenas a décima posição entre os quatorze pilotos que terminaram a prova.


Kimi Antonelli no GP da Austrália / Foto: Divulgação Mercedes
Kimi Antonelli no GP da Austrália / Foto: Divulgação Mercedes

Estreia de Gabriel Bortoleto na Fórmula 1


Gabriel Bortoleto fez uma estreia promissora no GP da Austrália. Apesar de sofrer com erros da Sauber e problemas no carro durante a corrida, o brasileiro fazia uma prova bastante sólida até a volta 47 quando perdeu o controle do modelo C45 e atingiu o muro. Após a prova, Gabriel admitiu que forçou o carro "um pouco demais" ao tentar recuperar o tempo perdido com a punição por unsafe release.


"Eu tive alguns infortúnios ali, acho que com o pit [stop] também, no unsafe release [saída dos boxes onde quase bateu em Lawson], eu acabei levando uma penalidade, que nos colocou atrás também do safety car. Eu perdi muito tempo naquilo, porque eu não consegui recuperar a volta inteira quando ele me liberou, só tive uma volta para recuperar tudo" disse Gabriel, em entrevista a Mariana Becker.

"Eu quis recuperar o tempo perdido e para tentar até chegar um pouquinho mais perto, forcei um pouquinho demais, peguei a zebra, o carro rodou para dentro e eu acabei tocando na parede. Não danificou muito, mas não dava para continuar a corrida. Destruiu a asa da frente, mas faz parte" finalizou.

Gabriel Bortoleto no GP da Austrália / Foto: Divulgação Stake F1 Team Kick Sauber
Gabriel Bortoleto no GP da Austrália / Foto: Divulgação Stake F1 Team Kick Sauber

Próxima etapa da Fórmula 1


A próxima etapa da Fórmula 1 será o Grande Prêmio da China, no Circuito Internacional de Xangai, que acontece entre os dias 21/03 e 23/03, com transmissão da Band e do Bandsports. Veja a programação abaixo (horário de Brasília):

Sexta-feira, 21 de março:

Primeiro treino livre: 00h30 às 01h30

Qualificação Sprint: 04h30 às 05h14


Sábado, 22 de março:

Corrida Sprint: 00h00 às 01h00

Sessão de qualificação: 04h00 às 05h00


Domingo, 23 de março:

Grande Prêmio da China: largada às 04h00, com previsão de 56 voltas ou 120 minutos de prova.


Comentarios


Ya no es posible comentar esta entrada. Contacta al propietario del sitio para obtener más información.
bottom of page