Maria Nienkötter vai correr na TCR South America em 2025
- Robson Ribeiro
- Jan 4
- 2 min read
Pilota de 18 anos venceu a seletiva e vai guiar para a Cobra Racing Team na próxima temporada

Maria Nienkötter venceu a seletiva feminina realizada pelo TCR South America Banco BRB, Cobra Racing Team e CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), no dia 16/12/24, no Autódromo de Interlagos. A competição foi resolvida nos critérios de desempate, e Nienkötter prevaleceu após teste de pista e avaliação extra-pista. Além de Maria Nienkötter, participaram da atividade Renata Camargo e Kaka Magno.
A seletiva levou em conta não apenas a velocidade das pilotas na pista, mas também outros atributos necessários para se desenvolver uma carreira profissional no TCR. A atividade foi coordenada pelo chefe da equipe Cobra Racing Team, Nonô Figueiredo.
"Tivemos o cuidado de proporcionar às três finalistas as mesmas condições de competir. Todas tiveram mais ou menos o mesmo tempo de pista e pneus novos, no mesmo carro, nas mesmas condições. E realmente a performance entregue pelas três foi muito próxima, tanto que, tecnicamente, todas elas mereceriam a vaga na minha avaliação. Não é fácil fazer uma escolha dessa com apenas meio dia de testes e, se tivessem mais tempo de pista, com certeza o resultado final poderia ter sido outro. Com 18 anos de idade, a Maria pode ser um diamante bruto a ser lapidado e isso nos motivou bastante. A Renata também impressionou muito, mostrando ter o necessário para desenvolver uma carreira de sucesso na TCR" disse Nonô.

Devido ao sucesso da iniciativa inédita no Brasil, o TCR South America Banco BRB poderá promover outras seletivas para pilotas de Argentina e Uruguai, com benefícios que podem chegar a R$ 750 mil, um dos maiores prêmios do esporte a motor brasileiro.
"Tivemos uma grata surpresa pela performance das finalistas na pista e pelo interesse demonstrado pelas três no projeto do TCR South America Banco BRB. A decisão final foi muito difícil, nos detalhes dos critérios de desempate. Agradecemos a participação e compromisso da Kaka, que tem todos os atributos para seguir sua trilha profissional de sucesso na Stock Series. Ficamos muito contentes em proporcionar à Maria esta oportunidade, pois é uma jovem que poderá se profissionalizar em nosso campeonato. A Renata também impressionou demais, quem sabe trabalhando junto à CBA, com o envolvimento direto do presidente Giovanni Guerra, conseguimos trazer outra competidora ao grid em 2025?" disse Maurício Slaviero.

Veja o calendário da TCR South America em 2025
Etapa 1 – 29 e 30 de março – Argentina
Etapa 2 – 19 e 20 de abril – Argentina
Etapa 3 – 10 e 11 de maio – Argentina
Etapa 4 – 31 de maio e 1° de junho – Argentina
Etapa 5 – 12 e 13 de julho – Uruguai
Etapa 6 – 26 e 27 de julho – Uruguai
Etapa 7 – 16 e 17 de agosto – Brasil
Etapa 8 – 20 e 21 de setembro – Brasil
Etapa 9 – 25 e 26 de outubro – Brasil
Etapa 10 – 13 e 14 de dezembro – Brasil
Comments